sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 4 elege prioridades para 2011-2012

ass_reg_PV
O Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), realizou nos dias 9 a 11,  no Centro Diocesano de Pastoral Frei Jordão, em Oeiras (PI),  mais uma  Assembleia Regional da Pastoral Vocacional. O evento começou sexta-feira, 9, com cerca de 30 participantes: padres, religiosos, leigos que animam a Pastoral Vocacional ou Serviço de Animação Vocacional das dioceses de Parnaíba, Campo Maior, Teresina, Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato.
novapresidencia12No Primeiro dia do Encontro, os visitantes fizeram uma visita guiada pela parte histórica da cidade de Oeiras. Sob a organização da Equipe Regional da Pastoral Vocacional, a assembleia teve início a noite com a oração de abertura preparada pela diocese de Oeiras.
O bispo de Oeiras, dom Juarez Sousa da Silva, acolheu a todos com votos de boas vindas, manifestou a alegria em receber as dioceses do Piauí e destacou a Pastoral Vocacional com pastoral fundamental na vida da Igreja.
Padre Gilberto, assessor da Pastoral no Regional, convidou as dioceses a se unirem nos trabalho vocacionais dentro do Regional.
novapresidencia11No sábado, 10, por meio de uma vídeo conferência, o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom Alfredo Schaffler, refletiu sobre  as Diretrizes para a Formação dos Padres da Igreja no Brasil que colocam a Pastoral Vocacional como uma responsabilidade de todo Povo de Deus. "A Pastoral Vocacional deve dar ênfase, às vocações para o sacerdócio e a vida consagrada. Em cada Regional, diocese, paróquia e comunidade deve haver uma equipe responsável pelo serviço de animação vocacional".
Padre Domingos Barbosa, diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, apresentou o Documento nº 93 da CNBB que destaca as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. Segundo ele, "a formação dos presbíteros não podem ficar somente sob a responsabilidade dos seminários, mas de toda a comunidade diocesana".
A partir das propostas do documento, a assembleia elegeu três prioridades que devem ser trabalhadas pelo Regional Nordeste 4 no período 2011-2012. As prioridades são: favorecer o surgimento de uma cultura vocacional; formação de agentes para trabalhar na PV; criação de um blog da PV.
A próxima reunião está prevista para ser realizada na diocese de Picos, em setembro de 2012.

Fonte:  Cnbb

0 comentários:

Postar um comentário

 
Editado Por: Renan Carvalho Designer Criador: Renan Carvalho