sábado, 1 de outubro de 2011

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO (MESC) DO ZONAL II SE REUNEM EM ALTOS


Estiveram reunidos na manhã deste sábado, 01 de outubro de 2011, no Centro Pastoral Monsenhor Luis Brasileiro, em Altos, os Ministros Extraordinários da Comunhão  (MESC) do Zonal II, que compreende as cidades de: Altos, Alto Longá, Beneditinos e José de Freitas.
-Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis  leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso.
Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.-











O encontro  teve como coordenadores: Monsenhor Paulo Mateus, Miguel Pereira, Raimundo , Maria das Dores e Fransquinha Reis.








Iniciou-se com a leitura orante da Bíblia, com o Evangelho de Lucas 24, 13-35 (Discípulos de Emaús).





  Em seguida foi desenvolvido o tema; Eucaristia e Missão, proferido pelo Padre Arnaldo.




Este encontro tem como objetivo: trazer um pouco de orientação e formação para os ministros, fazendo uma interação entre seus membros.
Obs. Este encontro vai se repetir em todos os zonais.
Encerrou-se com um almoço.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Editado Por: Renan Carvalho Designer Criador: Renan Carvalho