quarta-feira, 4 de abril de 2012

PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ CELEBROU COM OS ENFERMOS

MISSA DOS ENFERMOS
            A Igreja procura cumprir a ordem de curar os doentes (cf. Mt 10,8), dada por Cristo, seja cuidando dos enfermos, seja intercedendo por eles na oração, pois crê na presença vivificante de Cristo, médico do corpo e da alma. Ele está presente sobretudo nos sacramentos e, de modo especial, na Eucaristia, que serve de remédio até para o nosso corpo (cf. 1Cor 11,30). Mas a Igreja, desde os tempos doa Apóstolos conhecia também um rito próprio em favor dos enfermos, tal como nos diz a Epístola de São Tiago: “Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem por ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; esse tiver cometido pecados, estes serão perdoados” (Tg 5,14-15). A Tradição eclesial, desde os primeiros tempos, reconheceu neste rito um dos sete sacramentos, tendo sua raiz na ordem do próprio Cristo de ungir e curar os doentes (cf. Mc 6,12s; Mt 10,8).
                        A Igreja crê e professa que existe, entre os sete sacramentos, um sacramento destinado de modo especial a confortar aqueles que sofrem provados pela doença, a Unção dos enfermos. O efeito deste sacramento é conferir o dom do Espírito Santo, simbolizado pelo óleo e a imposição das mãos. Aí o Espírito é dado como conforto, paz e coragem para que o enfermo possa suportar de ânimo sereno a sua doença e fragilidade, unindo-se ao Cristo no mistério de sua paixão, completando, assim, na sua carne, o que faltou à paixão do seu Senhor. Portanto, o sacramento da Unção ajuda a viver no momento da dor o próprio sacramento do Batismo, quando fomos unidos a Cristo na sua morte e ressurreição, bem como a prolongar na nossa existência o sacrifício do Cristo Jesus que comungamos no seu Corpo que partimos e no seu Sangue que repartimos! O fiel que sofre já não se desespera nem se amargura, pois sabe que está unido ao seu Senhor, sofrendo com Cristo para com Cristo reinar!
                        Assim, a Unção traz a cura do coração, isto é, da alma e, segundo a vontade de Deus, também do corpo: é o sacramento da saúde da alma e do corpo! Além do mais, é de grande consolo e ajuda, o fato de o enfermo experimentar a oração de toda a Igreja que por ele reza e a ele se une na sua enfermidade, intercedendo pela sua cura e libertação.
                     Portanto, a Paróquia de São José, realizou nesta quarta-feira a missa dedicada aos enfermos,  onde os mesmos receberam o óleo dos enfermos e em seguida foram servidos com um delicioso lanche.

















 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Editado Por: Renan Carvalho Designer Criador: Renan Carvalho