domingo, 26 de maio de 2013

PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ COMEMORA OS 170 ANOS DE FUNDAÇÃO DA IAM





Obra da Infância Missionária completa 170 anos de fundação

No último dia 19, Festa de Pentecostes, a Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completou 170 anos de fundação.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo Bispo francês Dom Carlos Forbin-Janson em 19 de maio de 1843 na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do Bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.

Dom Carlos propôs à Paulina Jaricot, responsável pelo início da Obra da Propagação da Fé, a ideia de incentivar as crianças da França a ajudarem outras crianças, recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar crianças necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico.

Embora tenha nascido para socorrer as crianças chinesas, a iniciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, Dom Carlos viu sua iniciativa estabelecida em 65 dioceses.

A IAM chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas atividades concretizou-se nos anos 1990, quando a Obra celebrou os 160 anos de fundação no mundo. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 30 mil grupos envolvendo mais de 600 mil crianças e adolescentes.

Para celebrar seus 170 anos, a Obra realizará no dia 26 de maio, último domingo do mês, uma Jornada Nacional em todas as dioceses com grupos de IAM. A Jornada abre o Ano da IAM no Brasil que se estenderá até maio de 2014, quando se realizará o 1º Congresso Continental para assessores da IAM em Aparecida.






























0 comentários:

Postar um comentário

 
Editado Por: Renan Carvalho Designer Criador: Renan Carvalho