sábado, 5 de março de 2016

São José - a vida do Padroeiro / Irmã Rosa Costa



Mais uma vez estamos prestando homenagens ao nosso caríssimo padroeiro São José, por ocasião dos festejos em sua honra, que culminará com as solenidades religiosas de mais um aniversário de sua entrada no céu, no dia 19 de março.
O Altoense não podia deixar passar desapercebida esta magna data sem associar-se de maneira bem participativa às comemorações festivas de seu protetor, escolhendo o 19 de março para o seu nascimento oficial na cidade e para a cidade, com o lançamento deste seu primeiro número.
E para que a devoção a São José não fique apenas em nível sincrético, nosso jornal resolveu passar do sincrético pelo analítico para o sintético, pretendendo transformar nossa devoção em veneração ao grande padroeiro da Igreja Universal, trazendo à sociedade altoense o resultado das pesquisas realizadas em torno da personalidade de nosso Santo.
José viveu entre o último século antes de Cristo e o primeiro século da era cristã, havendo dúvidas com relação à sua naturalidade: Nazaré, na Galiléia, ou Belém, Palestina. Pertencia à descendência de Davi.
Quando Maria, Mãe de Jesus, atingiu a idade de 15 anos, os sacerdotes e sacerdotisas que viviam no Templo e dela cuidavam desde a idade de três anos, quando seus Pais a consagraram a Deus, decidiram que ela deveria casar-se como era de costume na época. Conforme a tradição, o esposo de Maria deveria ser da linhagem de Davi, à qual a jovem pertencia. José fora o eleito.
Jovem, cheio de virtudes, o humilde e dedicado carpinteiro consagrou-se a Deus porque não se achava digno de ser o escravo dos escravos do Messias prometido, pois era conhecedor das Sagradas Escrituras.
Consultado pelos sacerdotes e após saber de Maria que era profunda conhecedora das Escrituras Sagradas, que fizera voto a Deus por amor e porque não se achava digna de ser a escrava das escravas da Mãe de Deus, José ficara noivo da jovem que conheceu ser cheia de graças e dotada de todas as virtudes. Ambos decidiram viver suas vidas de consagrados a Deus, no casamento. Assim, surgia a primeira Família de pessoas consagradas a Deus com o objetivo de sublimar o amor terreno vivendo o amor total e puro ao Senhor, vendo na vontade de seus superiores a expressa e clara vontade do Todo Poderoso.
O noivado, como sempre, era um tempo de preparação para a vida futura de casados. Durante este período os noivos cuidavam de construir o seu futuro lar. E, convivendo mais próximos um do outro, iam se conhecendo melhor.
José maravilhava-se com o santo convívio e as virtudes de Maria, que era doce, pura e perfeita.
Deus, porém, tem os seus desígnios e confia nos seus escolhidos. Prova-os para que se purifiquem mais e o sirvam com profunda fé, amor puro e dedicação perfeita.
José fora provado por Deus antes de exercer a sublime missão que o Senhor iria conferir-lhe.
Estava noivo de Maria quando ela ficou grávida após o “SIM” que dera ao Anjo quando da anunciação do grande mistério.
Maria, em sua autêntica humildade e prudência, nada lhe havia participado, deixando para Deus a iniciativa, porque era submissa à Sua Santa Vontade.
Ao perceber que Maria esperava um filho, José perturbou-se profundamente. Mas, as virtudes e a santidade da Mãe de Deus não lhes davam motivos para, nem sequer, de leve, suspeitar de sua pureza. Pretendeu então deixá-la secretamente, sem ofendê-la com a humilhação do repúdio. Todavia foi logo socorrido por um anjo que o notificou sobre a vontade de Deus em fazer de Maria, sempre virgem, a Mãe do Salvador a quem ele poria o nome de Jesus. Então, com presteza, alegria e felicidade, José a desposou, aceitando com profunda humildade e gratidão a paternidade adotiva do Filho de Deus.
Para atender determinações governamentais sobre recenseamento, seguiu para Belém acompanhado da esposa, às vésperas do parto. Não encontrando hospedarias ficaram alojados numa gruta e ali assistiu ao nascimento do Salvador do mundo. Recebeu a visita dos pastores, dos Magos do Oriente e estava presente quando da apresentação de Jesus no Templo, no quadragésimo dia do seu nascimento.
Obedecendo ordens de Deus através de um Anjo, fugiu com a Família para o Egito para escapar à fúria de Herodes contra a criança.
Com paciência e extraordinário zelo protegia a mulher e o filho, enfrentando os maiores sacrifícios.
Após a morte de Herodes, voltou para a sua terra fixando-se em Nazaré. Provia o sustento da família trabalhando como carpinteiro, auxiliado por Jesus ainda menino.
Cumprindo a Lei Judaica, José ia anualmente a Jerusalém, por ocasião da Páscoa, oferecer sacrifícios. Aos doze anos Jesus acompanhou os Pais pela primeira vez, ocasião em que permaneceu no Templo discutindo com os Doutores da Lei. José e Maria passaram grande aflição procurando o menino por toda parte.
Daí em diante nada mais se sabe sobre a vida de São José. É possível que tenha morrido antes de Cristo, desde que, aos pés da Cruz, Maria foi confiada pelo Redentor à proteção de João Evangelista.
A partir de 1871 o Papa Pio IX declarou São José padroeiro da Igreja Católica. No Brasil é, também, padroeiro dos operários e é festejado a 19 de março. E para nós altoenses ele é o nosso querido padroeiro!

 

Artigo publicado no jornal O Altoense, edições de números 01 e 02 de março e abril de 1987.


23 comentários:

Ana Luiza Santos disse...

Boa noite! estou acompanhando as transmissões da novena atraves do blog, saudosa da minha querida família e amigos, em especial Meu pai Miguel Ourives e Irmã Helena Silva. Como gostaria de estar presente fisicamente saudando nosso são josé mas estou em mente e corações. Que São José nos proteja e abençoe trazendo paz para esta cidade tão amada e especial para mim. um grande abraço! Graça e Ana Luiza Soares

Ana Luiza Santos disse...

Caros ouvintes, eu não nasci em Altos mas me emociono muito ao tentar descrever a importância desta cidade para mim. minha mãe é piauiense, bem como minha família materna, e aos dez anos eu tive oportunidade de morar e conhecer esse lugar tão especial que é a cidade de Altos, pude conviver com meus familiares e fazer grandes amizades. hoje, tenho 26 anos sou advogada, de volta a minha cidade natal (rio de janeiro) e sou devota de são josé, não poderia deixar de enviar essa mensagem e especialmente homenagear os meus amores, vovô miguel e vovó zenaide, minhas tias toinha e helena silva, meus primos Gabriela, marcella, miguel, marina, mayara, eric e gustavo, meu primo amigo irmão alvaro e os muitos outros queridos que tenho nesta cidade. que Deus abençoe a todos e são josé nosso padroeiro, nos una quem sabe no próximo ano. recebam meu abraço, povo de altos a quem tanto quero bem e sinto saudades! ass: Ana Luiza Soares

Ana Luiza Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Luiza Santos disse...

Acompanhando a transmissão do novenário de são josé diretamente do rio de janeiro, e que são josé abençoe todas as marias presentes e em especial, minha tia professora maria helena ferreira da silva. viva são josé! um abraço Ana Luiza Soares

Guaracy Sousa disse...

Que coisa linda. Maravilhoso é festejar São José. 👏👏👏👏😍❤

sempreromantica disse...

Estou acompanhando a novena de São José, diretamente de Brasilia. Fiquei muita emocionada vê minha linda cidade e nosso povo tão devoto!!!! bjs para todos da sua fiel devota de São José. MARILENE OLIVEIRA.PS: BEIJOS PARA MINHA TIA MARIA DE SOCORRO E SEU MARIDO EMANOEL,E PARA MINHA IRMA NAZARE E SILVANO.

Aline Araujo Araujo disse...

Boa noite!Estou em Barueri acamanhando mais uma noite de novena de São José me sentindo muito abençoada pois mesmo distante posso me sentir um pouquinho perto de todos. Peço São josé para abençoa minha família, meus afilhados e meumeus amigos. Viva viva viva são josé.

sempreromantica disse...

Boa noite!mas uma noite estou acompanhado a novena de São José, de Brasilia.Peço que abeçoe toda a minha familia amém..... beijos para minha irmã Nazare e seu marido Silvano, para minha tia querida Maria dos Socorro e seu marido Emanoel. Da sua fiel devota de brasilia marilene oliveira.

anita gomes disse...

Parabéns a São José aki e anita de Belém filha de dona Maria do café

anita gomes disse...

Parabéns a São José aki e anita de Belém filha de dona Maria do café

anita gomes disse...

Parabéns a São José aki e anita de Belém filha de dona Maria do café

anita gomes disse...

Parabéns a São José aki e anita de Belém filha de dona Maria do café

anita gomes disse...

Parabéns a São José aki e anita de Belém filha de dona Maria do café

anita gomes disse...

Parabéns a São José aki e anita de Belém filha de dona Maria do café

Erizangela ABREU BARBOSA disse...

Minha mãe, Maria de Fatima de Abreu Barbosa, após a graça alcançada de minha aprovação em Engenharia Civil em 2002, não deixa de ir uma noventa de São José. E eu estou acompanhando de João Pessoa - Paraíba. Assina: Erizângela de Abreu Barbosa. VIVA SÃO JOSÉ!!!!!!!!

Aline Araujo Araujo disse...

Boa noite! Mais uma noite acompanhando de Barueri essa novena abençoada, quero agradecer á todos que fizeram possível aqueles que estão longe, ter o prazer de acompanhar a novena por meio das redes sociais. Quero agradecer por uma graça alcançada que foi minha casa própria e pela saúde de todos os meus familiares.

Aline Araujo Araujo disse...

Boa noite! Mais uma noite acompanhando de Barueri essa novena abençoada, quero agradecer á todos que fizeram possível aqueles que estão longe, ter o prazer de acompanhar a novena por meio das redes sociais. Quero agradecer por uma graça alcançada que foi minha casa própria e pela saúde de todos os meus familiares.

Erizangela ABREU BARBOSA disse...

Após a graça alcançada de minha aprovação em Engenharia Civil em 2002, Minha mãe, Maria de Fatima de Abreu Barbosa não deixa de ir uma noventa de São José. E eu estou acompanhando de João Pessoa - Paraíba. Assina: Erizângela de Abreu Barbosa. VIVA SÃO JOSÉ!!!!!!!!

Erizangela ABREU BARBOSA disse...

Após a graça alcançada de minha aprovação em Engenharia Civil em 2002, Minha mãe, Maria de Fatima de Abreu Barbosa não deixa de ir uma noventa de São José. E eu estou acompanhando de João Pessoa - Paraíba. Assina: Erizângela de Abreu Barbosa. VIVA SÃO JOSÉ!!!!!!!!

Erizangela ABREU BARBOSA disse...

Após a graça alcançada de minha aprovação em Engenharia Civil em 2002, Minha mãe, Maria de Fatima de Abreu Barbosa não deixa de ir uma noventa de São José. E eu estou acompanhando de João Pessoa - Paraíba. Assina: Erizângela de Abreu Barbosa. VIVA SÃO JOSÉ!!!!!!!!

Mariane Carneiro disse...

Estamos emocionados em participar da Novena São José, neste dia especial, onde homenageiam a minha Avó Carmelita, exemplo de mulher! Estamos na Flórida, Estados Unidos, mas nosso coração está aí! Parabéns à todos pela belíssima transmissão é um grande abraço, especialmente a minha Avó Carmelita, meu pai José Alves e minha mãe Fatima Alves! Saudades, Edson, Talita, Mariane e Lara

Erizangela ABREU BARBOSA disse...

Após a graça alcançada de minha aprovação em Engenharia Civil em 2002, Minha mãe, Maria de Fatima de Abreu Barbosa não deixa de ir uma noventa de São José. E eu estou acompanhando de João Pessoa - Paraíba. Assina: Erizângela de Abreu Barbosa. VIVA SÃO JOSÉ!!!!!!!!

Erizangela ABREU BARBOSA disse...

MINHA MÃE MARIA DE FÁTIMA DE ABREU BARBOSA,APÓS A GRAÇA ALCANÇADA DE MINHA APROVAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EM 2002, NÃO PERDE UMA NOVENA DE SÃO JOSÉ.ESTOU ACOMPANHANDO DE JOÃO PESSOA!VIVA SÃO JOSÉ!!!!

Postar um comentário

 
Editado Por: Renan Carvalho Designer Criador: Renan Carvalho